8 de agosto de 2008

PORRA! Houve um Assalto com Sequestro no BES

Ás vezes 'dá-me na telha' de aqui escrever umas asneiras. Não sou escritor, não sou jornalista,não sou blogger militante e não tenciono sequer cumprir as regras pseudo-estabelecidas por pseudo 'escribas' destas páginas. Não me interessa se alguém lê o que escrevo, mas há coisas sobre as quais me apetece dizer umas 'PORRAS' e portanto:


Hoje de cerca das 22h30 até há pouco, decidi fazer zapping (?) pelas tv's nacionais por causa do assalto com sequestro (?) ao BES de Campolide. Não sei como escrever isto, nem sei bem como começar nem ordenar as ideias, mas ouvi tanta asneira, tanta 'argolada', tanta contradição que até me consegui rir, rir a sério, das tristes figuras feitas por alguns dos 'brilhantes' jornalistas da nossa praça.


Num dos canais dizia, por várias vezes, um dos profissionais de serviço que os sequestradores foram abatidos pela polícia, desconhecendo-se o seu estado de saúde (PORRA! Deve haver muitas dúvidas sobre o estado de saúde de um gajo abatido!). E depois que, os sequestradores foram abatidos pela polícia, tendo morrido um e encontrando-se outro gravemente ferido (PORRA! Como será ser abatido e estar depois ou ficar logo gravemente ferido?). E mais tarde, que o 'abatido morto' se encontrava ainda nas instalações do BES, enquanto que o 'abatido gravemente ferido' se encontrava a caminho do Hospital de S. Francisco Xavier, onde já teria chegado! (PORRA! Ía a caminho ou já tinha chegado?). Não, não, mais tarde afinal o dito ía era para o Hospital de S. José! (Porra! De onde estaria este mânfio a receber as informações? Saber o Hospital exacto era importantíssimo!).


Por entre os canais a hora prevista para a declaração final dos responsáveis da Polícia era tão díspar que até me deixou de boca aberta. Daqui a cerca de 3/4 minutos, cinco minutos, 6 a 8, e até ouvi 20 minutos. E ouvi isto, seguramente num curto período de cerca de 5 minutos. Pronto, talvez um pouco mais, mas o que é que isso importa se nenhum acertou ou se aproximou sequer da hora de facto a que se realizou a dita comunicação.


Depois, também ouvi coisas de verdadeiro 'jornalismo de investigação', como o facto da senhora sequestrada ter cerca de trinta e tal anos (PORRA! O Moita chegou a chamar-lhe 'miúda'!), ser a gerente do banco, ser boa pessoa... e atenção, ter dois filhos e... ser divorciada (PORRA! Grande azar, divorciada e ainda por cima acontece-lhe isto!). Do outro sequestrado, não consegui apanhar nada. Sempre gostava de saber se também era divorciado. Pode ser que ainda venham a dizer qualquer coisa sobre isso e mais... (PORRA! Que falha informativa!).


E muito mais 'PORRAS' haveria a acrescentar e no mesmo sentido, mas não adiantaria nada que não a maior e mais vergonha para algum jornalismo que por aí pulula. E é claro que eu escrevo mal, pois claro que escrevo mal, nem sou jornalista, nem licenciado em nada mas ouvindo as intervenções de muitos dos ditos, neste episódio, até fico mais descansado e liberto acerca da minha escrita.


Eu já pouca ou quase nenhuma televisão vejo e por isso prometo-me que não voltarei a ver nem a ouvir, nem mesmo que seja um assalto em directo. Haja 'abatidos mortos' ou mesmo só 'abatidos gravemente feridos'.


AH! Já me esquecia! Num dos intervalos do 'assalto com sequestro' também ouvi que o Presidente da República mandou encerrar o espaço aéreo por cima da sua casa de Boliqueime. Suspeito que não tem TV por cabo e assim protegeu-se da entrada 'pelo ar' destas 'bojardas' todas. Só pode! PORRA é que assim de repente não estou a ver que haja outra razão.