6 de abril de 2007

'Sôr Dótôr'

Afinal parece que o Sr. Dr. não o e'ra! Independente'mente' de todas conjecturas, comentários, críticas e etc. e tal que se possam fazer, importa aligeirar o espírito e perceber que o problema não é do Homem, é do País, é do "pessoal". Claro, do país onde tudo o que é estudante chama "Stôr" ao "prof" de tudo o que é disciplina! Do país onde tudo chama "Sr. Doutor" ao médico seja ele de que especialidade for, ou mesmo e sobretudo sem ela! Dos funcionários deste país (vulgo FP's) que atiram com o Sr. Doutor e Sr. Engenheiro a tudo o que é licenciado, independente'mente' da própria licenciatura. Do país onde tudo o que é treinador de bola, passa logo a "mister", "professor" e sei lá mais o quê! Do país onde agora se propõe que não sei quantos "milhões" acabem o 12º ano, em programa especial, a curto prazo, com vista à melhoria de "muitas coisas" incluindo a economia. Um dia ainda me explicarão para que raio serve o 12ºano aos empregados da limpeza de forma geral, aos 'gasolineiros', aos funcionários camarários de recolha de lixo e limpeza de rua, aos repositores de mercado e super e a um sem número de nobres tarefas e profissões nas quais muitos, mas mesmo muitos, dos que exercem até já são licenciados sem que isso lhes valha de rigorosamente nada, nem se veja que o país possa ter melhorado, também, rigorosamente nada, em consequência.
Lembro-me de há dias ter estado com um velho amigo, sapateiro de profissão e excelente por sinal, a conversar sobre esta quase "psicose" da "Doutourite" que invadiu o País, quando ele me espanta com a afirmação de não gostar que lhe chamem 'sapateiro'! Por estas e por outras, disse-me, é que prefere que o designem tecnicamente como "ferrador de bestas humanas"!
Mas eu, que tenho esta mágoa, já desde nascença, de não ser "Doutor" nem "Engenheiro", depois de muito reflectir, vou ainda tentar, nesta leva, que uma Escola Superior, Faculdade, independente'mente' da Universidade, me aceite para obter o 'canudo'. Não interessa o curso, não interessa se lá tenho que ir ou não, não interessa o dia da semana em que me passem o diploma, interessa sobretudo e só que me passem a chamar, pronunciadamente, 'Sôr Dótôr'!
Que feliz que eu seria! Ganhava eu, ganhava o país, ganhávamos todos, é o que é! "Frapé"!